• 10 Erros do Personal Trainer

    Importância do conhecimento das vias metabólicas

0 comentários

Estudos científicos recentes, realizados com base em dados de companhias de seguros de vida, indicam que os riscos para doenças relacionadas ao excesso de gordura corporal estão associados a aumentos relativamente pequenos no peso corporal, e não apenas a obesidade caracterizada, sendo, portanto problemas graves que representam um fator financeiro enorme e um aumento constante aos recursos econômicos mundiais, porem tanto o excesso de peso como a obesidade, são na sua grande maioria evitáveis, por modificações adequadas no estilo de vida, segundo (ABESO) Associação Brasileira para o estudo da obesidade.

Segundo (Poehlman, 2002, apud Damaso, 2003), resultados de pesquisas demonstram que o exercício moderado, realizado duas vezes por semana, associados à reeducação alimentar, foi efetivo em aumentar a taxa metabólica de repouso e diminuir a massa adiposa tanto em mulheres obesas na pré-menopausa quanto em adolescentes. O conhecimento do quociente respiratório (QR) também é muito importante na prescrição de um programa de treinamento. O QR é a relação do O2 consumido e CO2 produzido. Quanto mais oxigênio o indivíduo disponibiliza mais CO2 é produzido, CO2 proveniente da oxidação dos lipídios otimizando a produção de energia pela lipólise, utilizando assim as gorduras como maior fração de substrato para o exercício. Quanto menor o QR, maior a utilização dos ácidos graxos e glicerol. O QR também é influenciando pela intensidade dos exercícios.

Sendo a educação física uma área multidisciplinar, a bioquímica tem papel fundamental para que um indivíduo consiga resultados que o ajude a manter a forma e evitar dislipidemias e doenças relacionadas ao aumento do peso e gordura corporal, assim, o conhecimento do substrato energético utilizado para diferentes intensidades do exercício é muito importante para diminuir fatores de risco ocasionados pelo acúmulo de gordura central e periférica. Dessa forma o personal que aplica a prática acompanhada com a teoria, apresenta um diferencial muito grande em relação aos que não utilizam a prática acompanhada da teoria.

Na maioria das vezes o cliente procura primeiro o personal, quando isso acontece é muito importante que esse profissional tenha grande domínio sobre vias metabólicas, quociente respiratório, oxidação lipídica, entre outros.

Após o programa de orientação nutricional, o contato do cliente com o personal é muito maior quando comparado com o contato com o nutricionista, sendo assim, o profissional têm grande responsabilidade no suporte e ajuda com relação às armadilhas que o cliente possa cair no meio do programa alimentar e também com exercícios que potencializem a diminuição da gordura corporal e aumento da massa magra.

A obesidade é hoje uma das causas de mortes evitáveis que mais atinge a população mundial e é classificada como uma síndrome de alterações fisiológicas, bioquímicas, metabólicas, anatômicas, psicológicas e sociais, causadas pelo acúmulo de tecido adiposo, com consequente acréscimo no peso corporal.

Sendo assim é imprescindível que o profissional conheça as vias metabólicas, isso o ajudará muito na elaboração do seu programa de treinamento e também a orientar seus clientes nos momentos em que ele ficou sem o apoio nutricional.

Em um trabalho realizado por mim na cidade de Ibitinga, como monografia para obtenção do título de bacharel em educação física, elaborei um questionário contendo perguntas sobre vias metabólicas e entrevistei 20 profissionais da área de bacharel em educação física, para avaliar o nível de conhecimento dos mesmos em relação às vias metabólicas e quociente respiratório, os resultados foram alarmantes e demonstra que o bacharel deve estar mais atento a esse tipo de questão, pois isso servirá para aperfeiçoar seus treinos e ajudar cada vez mais seus clientes.

Concluímos nesse estudo que dos quinze profissionais com graduação em bacharelado apenas 26,67% responderam corretamente mais de 50% das questões e 73,33% não acertaram acima de 50% do questionário.

Nenhum dos entrevistados conseguiu responder mais de 70% do questionário corretamente, deixando a conclusão que o nível de conhecimento dos graduados em bacharel em educação física sobre vias metabólicas, quociente respiratório, oxidação lipídica e suas correlações com o exercício físico são questionáveis e precisam de reciclagens, cursos sobre o tema e estratégias para que seja aumentado o nível de conhecimento desses profissionais, propiciando um aumento no conhecimento e melhores condições para que se tenha uma excelência na prescrição de exercícios para emagrecimento e melhora da performance dos alunos em academias, escolas, clubes, centros de treinamento etc.

É de grande excelência o trabalho multidisciplinar para combater a obesidade, médico, nutricionista, Personal, psicólogo, entre outros, porém enquanto o cliente não procura a ajuda de todos esses especialistas, cabe ao coach orientá-lo da melhor forma e sempre com embasamento científico, isso com certeza lhe trará credibilidade e mais clientes.

Referências.
POWERS, S,. E. HOWLEY, and R. COX. 1982. Ventilatory and Metabolic reactions to heat stress during prolonged exercise. Jornal of Sports Powers SK, Howley ET. Fisiologia do Exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Sao Paulo: Manole; 2000. Medicine and Physical Fitness 22:32-36. Poehlman, 2002, apud Damaso, 2003

Coach: William Carlos Quinelato
Email: [email protected]
Graduado em Ed. Física, Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos e Sócio proprietário do Studio Meta Treinamento Funcional em Ibitinga-Sp
Contato (16) 98191-7262

mautic is open source marketing automation